
Em apenas 24 horas, o Mundial de Clubes mudou drasticamente! O Miami International, liderado por Messi, a dupla brasileira Flamengo e Botafogo derrotaram sucessivamente três equipas com nível de Liga dos Campeões Europeus, quebrando por completo o padrão do futebol mundial.
Messi, com a Camisolas Inter Miami CF baratas, ajudou o Miami a vencer o Porto por 2-1 com o seu livre característico; depois, o Botafogo derrotou o novo campeão da Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain, por 1-0; o Flamengo chegou a derrotar o Chelsea por 3-1, usando ataques certeiros para destroçar os Blues, que valem quatro vezes mais do que eles próprios. Dados da OPTA mostram que esta é a primeira vez em 13 anos que equipas europeias entram em colapso coletivo numa guerra internacional no Mundial de Clubes – a última vez foi em 2012, quando o Chelsea perdeu com o Corinthians!
A explosão de equipas sul-americanas não é de forma alguma acidental. Como campeão da Taça dos Libertadores, o Flamengo demonstrou uma forte execução tática; o Botafogo utilizou a defesa fechada para contra-atacar e deixou o Paris desamparado; e a presença de Messi mantiveram sempre o Miami International confiante numa reviravolta. Por outro lado, entre os gigantes europeus, o ataque e a defesa do Chelsea estão em desordem, os campeões da Liga dos Campeões com a Camisolas Paris Saint-Germain baratas estão em baixa e o Porto está à beira da eliminação.
Este Mundial de Clubes tornou-se uma "máquina de reviravoltas": quatro equipas brasileiras continuam invictas, e Palmeiras, Flamengo e Botafogo lideram os respetivos grupos. Quando a paixão pelo futebol sul-americano encontra o cansaço dos gigantes europeus, esta subversão pode estar apenas a começar.